O Jornal das 10, do canal por assinatura Globo News, estreou ontem uma série de reportagens sobre a rodovia Interoceânica, que corta a Amazônia, passando pela Cordilheira dos Andes, chegando até a Costa do Pacífico. O Acre ocupa uma posição estratégica na nova rota comercial, mas ainda enfrenta dificuldades para se relacionar comercialmente com os países vizinhos.
Um exemplo mostrado pela reportagem é a cebola consumida no Acre, que vem de São Paulo percorrendo uma distância de 3.500 quilômetros. Segundo um comerciante brasileiro entrevistado pelo programa, o estado não exporta o produto produzido no Peru, que chegaria bem mais barato ao Acre, por falta da presença, na fronteira, de autoridades competentes para a liberação das cargas.
Outra detalhe interessante mostrado pela reportagem da Globo News é o fato de a alfândega na fronteira com o Peru, via estrada Interoceânica, estar localizada antes de Assis Brasil, como se a cidade estivesse fora do país. No programa que será levado ao ar nesta terça-feira, a equipe mostrará a travessia da fronteira com o Peru e a solução para o problema da cebola.
Clique aqui para assistir na íntegra à reportagem veiculada na segunda-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário