quinta-feira, 25 de junho de 2020

O candidato mujangué

Eleições chegando, hora de se atentar e precaver contra os mais variados tipos de candidatos que, não tarda, começarão a bater em sua porta. Isso ainda não está acontecendo como de costume por conta da pandemia do novo coronavírus, mas logo que a coisa amenizar, tenha certeza, eles aparecerão. Então, cuidado com o candidato mujangué.

Iguaria amazônica muito conhecida dos acreanos, o mujangué é preparado à base de ovos crus, farinha, açúcar e limão. Confesso que nunca fui apreciador. Se não tiver boa preparação, cheira mal e se converte em um verdadeiro angu de caroço. Apesar de muita gente gostar, pode ser nocivo à saúde. O ovo cru é o melhor habitat da salmonela, bactéria que causa graves infecções intestinais.

O mujangué pode, realmente, ser comparado a alguns políticos da nossa realidade. Estes, quando mal preparados, e geralmente o são, se tornam autênticas gororobas ambulantes. As atitudes não cheiram bem e a reputação fede ainda mais. Quando mal escolhidos no menu das eleições, oferecem risco à saúde do erário, pois são vetores de uma doença crônica chamada corrupção.

Dizem sobre o mujangué que quanto mais se bate, mais ele cresce. No caso do mau político, quanto mais se bate, mais ele incha, assim como tudo o que é podre. Muito cuidado com o candidato mujangué. Ele pode lhe causar uma terrível indigestão. Mais ainda se os ovos da cesta estiverem podres. Neste caso, para sua segurança, é prudente jogá-los todos na lata do lixo.

Nenhum comentário: