sábado, 18 de outubro de 2008
Polícia comunitária
Joseni Oliveira
Para se obter sucesso na preservação da ordem pública, a primeira medida é mudar a visão de segurança pública, para em seguida estimular a educação e mudanças de comportamento nos poderes, na polícia e nas sociedades em geral. Com este objetivo o comando da Polícia Militar de Xapuri pretende dar início ainda este ano ao projeto de implantação da Polícia Comunitária no município.
A criação deste instituto de âmbito e responsabilidade nacional, nos moldes de instituições semelhantes existentes em outros países como os Estados Unidos, terá a função de promover a educação, a orientação e o treinamento de todos os agentes e atores envolvidos nos processos de preservação da ordem pública.
O comandante da Policia Militar de Xapuri, capitão PM Denílson Lopes, ressalta que a grande filosofia da policia comunitária é trabalhar em parceria com a comunidade. Ele acrescenta que a partir de uma visão mais ampla da ordem pública, podem-se reconhecer as atuais dificuldades para se atingir um referencial de excelência na prestação de segurança pública.
“A importância desse projeto é que ele pode envolver toda a comunidade na prevenção do crime. O foco desse trabalho é, especialmente, as áreas periféricas da cidade, que são mais suscetíveis ao tráfico de drogas, prostituição infantil, a exclusão social e outras mazelas sociais que tomam conta da nossa sociedade”, disse ele.
A polícia comunitária irá formar agentes multiplicadores para desenvolver uma educação voltada à prevenção de fatos ilícitos, à prática da solidariedade, ao combate às drogas e a sua terapia, ao compromisso com a comunidade, ao fortalecimento e valorização do poder de polícia ao exercício da cidadania e à busca dos instrumentos de justiça social.
Estes multiplicadores se encarregarão de difundir esta conscientização tão fundamental para a construção de um movimento nacional de fortalecimento das instituições e de responsabilidade pelos processos e ações de preservação da ordem pública.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário