sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Frio em Xapuri

O sensores do sistema de monitoramento em tempo real da qualidade do ar, instalados no Acre no ano passado por uma parceria do Ministério Público Estadual com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e que podem ser acompanhados no site PurpleAir, indicaram que Xapuri foi a cidade que registrou a menor temperatura do estado na manhã desta sexta-feira, 21.

Enquanto a maioria das cidades acreanas registrou temperaturas que variaram entre o 14ºC e 17ºC, Xapuri chegou a 8ºC às 9:41AM e se manteve em 9ºC pelo restante da manhã. No começo da tarde, às 13:00, a temperatura registrada era de 10ºC.

Os dados foram confirmados pela comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros, onde está instalado um dos sensores, tenente Marcela Sopchaki. Segundo ela, o sistema de monitoramento está baseando os estudos da Defesa Civil Acreana.

Outro dado da plataforma mostra que entre o horário das 13:30 de quinta-feira, 20, e às 5:20 desta sexta-feira, 21, a temperatura em Xapuri caiu de 37ºC para 8ºC, uma diferença de 29 graus em menos de 16 horas. 


Qualidade o ar 

O PurpleAir utiliza dados do Índice da Qualidade do Ar (AQI, na sigla americana) e da Agência de Produção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). O AQI utiliza uma escala de 0 a 500, onde 0 indica qualidade do ar satisfatória e 500, qualidade catastrófica; ou seja, implica em danos graves à saúde humana.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) toma como base a quantidade de partículas (PM, na sigla em inglês) emitidas no ar, que variam entre PM10 e PM2.5. PM é um indicador da qualidade do ar, e leva em consideração os níveis de: sulfato, nitrato, amônia, cloreto de sódio, carbono, poeira mineral e água.

Partículas com diâmetro igual ou menor que 10 micrômetros (PM10) penetram e se alojam no pulmão. Porém, partículas com diâmetro igual ou menor à 2,5 micrômetros (PM2.5) penetram na corrente sanguínea, e uma exposição crônica a elas pode causar doenças crônicas e cardiovasculares além de câncer de pulmão.

A qualidade do ar nesta sexta-feira em Xapuri tinha escala AQI de 52 e PM 2.5, que é considerada aceitável, mas que pode causar problemas de saúde moderados para um número muito pequeno de pessoas que são excepcionalmente sensíveis à poluição do ar, se forem expostas por um período de 24 horas. 

Nenhum comentário: