Maxsuel Maia
Estive, na noite de 12 de maio, no auditório do colégio estadual Armando Nogueira para participar do seminário de formação política organizado pelo PSDB-AC, na ocasião várias lideranças e militantes dos partidos de oposição estavam presentes, com o intuito de discutir os rumos da oposição acreana e debater alguns temas importantes como reforma política, código florestal e inflação. Apesar de não ser filiado nem ao PSDB nem a qualquer partido, recebi o convite do evento via e-mail e fiz questão de ir prestigiar.
O seminário foi ministrado pelo deputado federal Duarte Nogueira, líder da bancada tucana na câmara federal. Duarte fez uma breve contextualização da história política do PSDB, falou de suas experiências, carreira e finalizou explicando para a militância quais as posições do partido em temas como o código floresta e a reforma política.
No seminário foram lançadas, de forma antecipada, algumas pré-candidaturas para as prefeituras acreanas nas eleições do ano que vem. O presidente do diretório regional, Tião Bocalom, lançou nomes como o do Dr. Betinho para Assis Brasil, Professor Emerson para Brasiléia, André Assem para Epitaciolândia, Toinha Vieira para Sena Madureira e o nome de Marcinho Miranda como pré-candidato do partido para a prefeitura de Xapuri.
Marcinho chegou ao auditório acompanhado pelo deputado estadual Chagas Romão e foi saudado por Tião Bocalom como "o futuro prefeito da terra de Chico Mendes, a cidade que melhor representa o Acre, a querida Xapuri".
Calma, Bocalom, calma. Para Marcinho chegar à prefeitura de Xapuri o trabalho vai ter que ser bem feito, o partido terá que se articular e conseguir boas alianças, o próprio Marcinho vai precisar mostrar que é capaz de administrar uma cidade, tendo em vista que nunca esteve num cargo público. Além disso, o PT certamente não vai abrir mão da prefeitura de Xapuri e tem a máquina estadual e municipal a seu favor para reeleger Bira Vasconcelos.
A disputa está aberta. Creio que se não houver nada de extraordinário na política paroquiana xapuriense, Marcinho e Bira serão os dois nomes que chegarão mais fortes ao dia da eleição. É aguardar e conferir os próximos capítulos.
Maxsuel Maia Pereira, 25 anos, além de xapuriense é flamenguista (vixe), funcionário público estadual, graduando em História pela Universidade Federal do Acre, acreano com "E" e vive no horário que o povo do Acre escolheu. Ele escreve aqui.
Um comentário:
Calma moçada,
Ainda é cedo de mais, o pt ainda tem doi anos para se trabalhar, o marcinho e a equipe dele já está no já ganhou, e não é dessa forma que a política acontece, geralmente quando se está assim é derrota na hora.
Calma, muita calma nesta hora caro marcinho e bocalom muitas águas ainda vão rolar. Estou acompanhando a sua equipe se for ormindo salim, vanda da vivi, alessandra, ai ai ai vai ser muito fácil.rsrsrsrsrs.
Postar um comentário