Encantamento é um processo e não um simples evento. Deve ser
construído com base no sonho e na causa e não apenas na simples vontade de
ganhar dinheiro.
Jeronimo Mendes
Fala sério! Há quanto
tempo você não lê um livro diferente, do início ao fim, sem ser interrompido
pelo toque do celular ou pelo sinal de um novo e-mail na caixa de entrada?
Pensando bem, quantos livros você já leu até hoje, sem contar aqueles
obrigatórios do ensino fundamental ou do vestibular?
"Encantamento", de Guy Kawasaki, é um
desses livros que vai mudar o seu jeito de avaliar e fazer as coisas. Começa
pela capa dura, bem produzida, maneiríssima, ilustrada com uma borboleta
simples feita em origami, tradicional técnica da arte japonesa. Simples e encantadora.
Guy Kawasaki é um daqueles
sujeitos que você aprende a gostar logo de cara. Por mais de vinte anos, ele
foi evangelista-chefe da Apple, uma das empresas mais admiradas do mundo, e
criador da Alltop, livraria com revistas on-line que aborda os assuntos
populares da web. É uma figura carismática, antenada, com milhares de
seguidores no Twitter e uma página encantadora no Facebook.
Encantamento, como diz o
próprio Kawasaki, não envolve a manipulação das pessoas, por meio de
propagandas enganosas nem sofisticados recursos de mídia, mas sim a
transformação positiva de situações e relacionamentos. Converte a hostilidade
em civilidade e a civilidade em afinidade permanente, competência escassa nos
dias de hoje.
Segundo ele, no mundo dos
negócios ou nas relações pessoais, a meta não deve ser apenas alcançar um
objetivo, mas sim obter uma mudança voluntária, duradoura e agradável nas
outras pessoas. E, aqui entre nós, não é fácil mudar os outros quando você
mesmo não está disposto a mudar.
Quer mudar o mundo? Quer
transformar lagartas em borboletas? Construir uma história de vida
interessante? Isso não será possível nas baladas, nas mesinhas de bar, nas
andanças pelo shopping. Para que isso aconteça, é necessário mais do que
relacionamentos comuns. É necessário convencer as pessoas a sonhar o seu sonho.
Essa é uma meta
desafiadora que pode ser alcançada por qualquer pessoa na face da Terra, porém,
antes de tudo, você precisa mudar radicalmente o seu discurso e a sua forma de
se comunicar com o público, se qual for o seu projeto.
Quando você é jovem, a
coisa mais importante do mundo é ganhar dinheiro, ter sucesso na vida e no
trabalho, ser admirado pelos amigos. Quase tudo o que se faz vai de encontro a
uma necessidade explícita de autoafirmação e posicionamento perante os amigos e
a família.
Na medida em que você
envelhece, você se dá conta de que dinheiro é bom, mas, não é tão importante,
sucesso é bom, mas não é tudo que você gostaria de ter, ser admirado é bom,
mas, se você não é admirado pela família, isso não faz diferença alguma.
Por que o Encantamento?
Segundo Kawasaki, quanto maiores forem as suas metas, maior será a sua
necessidade de modificar os corações, as mentes e as ações das pessoas. Isso
ocorre principalmente quando você tem poucos recursos e grandes concorrentes.
Se você precisa encantar as pessoas é porque está realizando algo
significativo. Se estiver fazendo algo significativo, você precisa de
encantamento.
De maneira geral, o livro
é dedicado às pessoas que veem a vida pelo que ela pode ser e não pelo que não
pode. Seja qual for a sua causa – produto, serviço, ideia ou organização -,
você vai precisar muito mais do que relações instantâneas, rasas e temporárias
para conseguir o engajamento das pessoas.
Já aconteceu de você se
encantar por alguém ou por alguma empresa que não gosta? Duvido. Para que isso
aconteça é necessário uma troca de energia positiva entre você e a pessoa, você
e a empresa, você e a ideia que lhe foi apresentada, você e a organização em
que trabalha.
Se você já empreende ou
está pensando em empreender, não se descuide da arte do encantamento, seja com
o seu produto, seja com o seu atendimento. Nas redes sociais, então, nem se
fala. São poucos os que lhe conhecem ao vivo, porém, são muitos os que se
encantam ou desencantam apenas com os primeiros segundos de olho no seu post.
Encantamento é um processo
e não um simples evento. Deve ser construído com base no sonho e na causa e não
apenas na simples vontade de ganhar dinheiro. Ao ler o livro, descobre-se
porque é necessário aceitar as pessoas e também descobrir algo que você goste
em cada uma delas para se tornar uma pessoa encantadora.
Pense nisso e empreenda
mais e melhor!
Jerônimo
Mendes é
administrador, coach, escritor e palestrante.
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