Milhares de católicos ignoraram a chuva e reeditaram pela 109ª vez, nesta quinta-feira (20), a maior festa religiosa de Xapuri e uma das mais importantes manifestações de fé de todo o Acre. A força da festa do Santo Padroeiro de Xapuri contrariou até o pessimismo de quem acreditava que a procissão deste ano teria um número inferior de pessoas com relação a edições anteriores. Com o encerramento da missa, que começou às 15:00 horas e se estendeu até às 16:20, uma enorme multidão serpenteou a cidade, entoando cânticos e louvores ao Santo protetor.
Abaixo, uma seleção de imagens da procissão feitas por mim enquanto transmitia o evento pela Rádio Educadora local no que teria sido uma das melhores transmissões dos últimos anos não fosse uma queda de energia que por vários minutos prejudicou toda a sonorização. Presentes em Xapuri, o governador Tião Viana e os senadores da República Jorge Viana e Aníbal Diniz puderam testemunhar um dos grandes problemas que a cidade enfrenta na atualidade: a ineficiência do sistema de fornecimento de energia elétrica. Mas, voltando às imagens:
Por um bom trecho da procissão, o bispo Dom Joaquim foi protegido da chuva por esse senhor de cabelos brancos e camisa listrada.
Pelo 5º ano em Xapuri, o padre Francisco das Chagas conduziu mais uma procissão do Santo Padroeiro da cidade.
Pelas ruas de Xapuri, o andor de São Sebastião é disputado pelos fiéis. A chuva não é obstáculo para a fé e a devoção ao Santo.
De volta a igreja é a vez das fitas e enfeites da imagem de São Sebastião serem disputadas pelos fiéis.
Por mais de uma hora, após a bênção final feita por Dom Joaquim e Padre Chagas, a imagem de São Sebastião foi tocada pelos milhares de fiéis que participaram de mais uma grande festa em Xapuri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário