"Ainda bem que não é só em Xapuri que o erário é mal administrado."
Do jornal O Globo:
SÃO PAULO - Depois de causar polêmica, duas estátuas do portal que fica na entrada de Americana, cidade a 124 km da capital paulista, estão sendo demolidas. O portal mostra duas estátuas de um casal obeso e sem roupas segurando um pedaço de pano, representando uma das principais atividades econômicas do município, a indústria têxtil, e a força do imigrante. O monumento deveria ser uma homenagem aos fundadores da cidade, mas os moradores não aprovaram.
- Estou feliz que estão demolindo essa porcaria - disse uma moradora.
Funcionários trabalham há três dias para destruir toneladas de ferro e concreto.
- Americana começou com tecelagem, mas aí colocam uma coisa que não tem nada a ver, nua. E nós fazemos vestuário... - disse o morador e empresário Lino da Silva.
Em uma pesquisa feita pela prefeitura pela internet, 90% dos moradores reprovaram o portal e mais da metade queria a modificação dele.
- Os amigos que chegam na cidade falam "Olha que coisa feia, que coisa horrorosa" - disse o químico Lucas Howhedder.
- Eu não concordei muito com a demolição porque é uma obra artística - disse outro morador.
O portal custou R$ 790 mil, verba da prefeitura e do Ministério do Turismo. Somente para destruir as estátuas, serão necessários R$ 7 mil. A demolição continua até o fim da semana. O arco branco e as laterais do portal vão ser mantidos.
- Eu acho um desperdício de dinheiro público. Faz as coisas a toque de caixa e depois dá nisso. Faz, desmancha, faz novamente, e é o nosso dinheiro que está indo embora - disse a corretora Zilma Aguiar.
O artista que criou a obra, Luis Gagliastri, disse que está arrasado e que não foi avisado e nem consultado da retirada das esculturas... Ele disse que vai processar a prefeitura de Americana por danos morais e que vai exigir, na Justiça, a reconstrução da obra.
O portal começou a ser construído na administração passada. O atual secretário de Obras, Flávio Biondo, disse que as estátuas não seguiram o projeto original.
Enviado pelo leitor Perly Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário