Governador se reúne com a comunidade para definir investimentos no local que já foi palco da luta de Chico Mendes e dos trabalhadores rurais em defesa da floresta
Edmilson Ferreira
O governador Binho Marques debateu com moradores a implantação de uma nova escola no Seringal Cachoeira e inspecionou obras na cidade de Xapuri, em visita ao município nesta terça-feira, 12. A proposta do governador é aproveitar ambientes já instalados para criar não uma escola de padrão convencional, mas variados e diferentes ambientes educativos a partir da Escola Municipal Esperança do Povo, onde ocorreu a reunião. Estiveram presentes o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos; os secretários de Estado de Obras Públicas, Eduardo Veira, e da Comunicação Social, Aníbal Diniz; líderes comunitários como Duda Mendes, Raimundo Barros e Nilson Mendes, vereadores e gestores estaduais e municipais. "Acho possível uma escola bonita, com a nossa identidade. Aqui é um lugar histórico e deve ser muito valorizado por nós", disse o governador, propondo que a velha escolinha coberta de madeira lavrada seja transformada em uma biblioteca e sala-memória, reunindo materiais e documentos acerca do Cachoeira, palco da luta de Chico Mendes e dos trabalhadores rurais em defesa da floresta e do desenvolvimento sustentável. A primeira escola foi construída em regime de mutirão, os adjuntos, no tempo em que Binho Marques, Chico Mendes e outros companheiros implantaram uma rede de 40 unidades de ensino nas comunidades do interior de Xapuri.
Para Raimundo Barros, o Raimundão, o local é o emblema dessa luta e, portanto, tem de ser de fato uma memória permanente do socioambientalismo. "A gente precisa valorizar o que deu início à caminhada que nos fez chegar onde estamos", disse Raimundão, parabenizando o governador pela ideia, que busca, conforme propõe Binho Marques, juntar o passado e o futuro. Localizada na Colocação Fazendinha, de propriedade de Francisco Mendes, o Tito, a Escola Esperança do Povo mantém 103 estudantes nos vários níveis de ensino, do pré ao médio, e em sua nova concepção ampliará o atendimento, servindo inclusive de base para jovens de outras comunidades.
De fato, cada equipamento e ambiente da Fazendinha conta a história da comunidade. No campo de futebol, carinhosamente conhecido como "Estádio Pequiá", os trabalhadores conseguiam repousar à noite durante os empates mais longos. "Como é aberto, o pessoal tinha como saber se acontecesse alguma coisa", lembra Nilson Mendes, ele próprio alfabetizado na antiga escolinha ao lado do "estádio".
O projeto da nova escola está conectado à política de turismo para a região. Há três anos o Governo do Estado construiu uma pousada ecológica no Cachoeira, empreendimento que atrai visitantes do mundo inteiro. Ali, eles podem conhecer as raízes do socioambientalismo e vivenciar o cotidiano de um morador da floresta, a extração do látex, coleta de castanha e absorver melhor a riqueza da Floresta Amazônica e sua importância para o planeta. "Proporcionar algo novo é uma ideia que merece elogios", disse o prefeito Bira Vasconcelos.
O secretário Eduardo Vieira e sua equipe irão desenhar uma proposta arquitetônica para a nova escola, que tem R$ 900 mil disponibilizados para sua construção. A ideia é que possa abrigar cinco salas de aula com espaços como biblioteca, coordenação e multimeios com conexão ao programa Floresta Digital. Em reunião prevista para a próxima semana, representantes do governo e da comunidade do Cachoeira e adjacências irão continuar debatendo o projeto que irá potencializar a proposta de levar Xapuri a ser referência em conhecimento e educação na Amazônia. Uma das bases é o acordo de cooperação do Governo do Estado com o Centro Agronômico e Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie), que tem sede na Costa Rica, e com a Universidade de Brasília (UnB) que no Acre especializou-se no ensino à distância. "Temos aqui o processo de uma escola de fato diferente", observou Josenir Calixto, diretor de ensino da Secretaria de Estado da Educação, referindo-se ao envolvimento de estudantes e seus familiares em projetos educativos, como a leitura ostensiva dos livros disponibilizados pela escola.
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