Pousada Ecológica do seringal Cachoeira


PT e PSB discutem entendimento para fortalecer a Frente Popular do Acre em Xapuri. Isso foi o que ficou claro na reunião que foi realizada na manhã da última segunda-feira, em Rio Branco, envolvendo lideranças locais dos dois partidos e assessores do governo do Estado. Parece que as duas siglas perceberam, finalmente, que só a unidade política pode tirar Xapuri da situação de marasmo político-administrativo que domina o município há quase 3 anos.Falta de iluminação pública
Falta de remédios nas unidades de saúde
Programa de recuperação de ramais
Atraso de salários de funcionários provisórios
Falta de investimentos nas áreas de esporte, lazer e cultura
Esses são apenas alguns dos itens para os quais os vereadores de Xapuri resolveram exigir explicações do prefeito Vanderley Viana, que deverá comparecer à Câmara no prazo de 15 dias para ser sabatinado pelos representantes da população que sofre com a inoperância da atual administração municipal. É verdade que dificilmente Viana comparecerá, mas vale a iniciativa, que já não era sem tempo, da grande maioria dos vereadores que atendem, assim, a uma legítima reivindicação popular.
O requerimento solicitando o comparecimento de Vanderley Viana à Câmara foi assinado por 8 vereadores e entregue na última segunda-feira. Apenas o vereador Iran Vasconcelos (Dem) não assinou o documento. Nem poderia. Ele é um dos mais beneficiados com os favores do prefeito. Exemplo? Vive a fazer a entrega, no lugar da prefeitura, de implementos agrícolas e outras miudezas para as comunidades rurais como forma de se promover politicamente e fazer sua campanha para a reeleição às custas do erário público.
A medida é um claro sinal de que o prefeito de Xapuri não possui mais o apoio incondicional da maioria dos vereadores, como ocorreu até pouco tempo atrás. Da sua base de apoio, Vanderley perdeu a simpatia dos vereadores Pedro de Aquino (Dem), Ronaldo Ferraz (sem partido e afastado temporariamente) - seu substituto é Selmo Dantas, do PT - e até mesmo do atual presidente em exercício Raimundo Francisco Gondim, o França (PPC), que já não é mais o mesmo na sua posição de fiel escudeiro de Vanderley na Câmara de Xapuri.
Sobraram, então, Clemilton Lima (PSDB) e Iran Vasconcelos (Dem). O primeiro, não se pode confiar na fidelidade, pois age ao sabor de conveniências políticas alheias à vontade popular; o segundo, enquanto estiver com seus caprichos atendidos pelo prefeito, deverá permanecer no papel de mero serviçal investido de mandato.
O Revezamento da Tocha Pan-americana dos Jogos Rio 2007 foi reaberto neste domingo, 24 de junho, às 14h30m (16h30m de Brasília), em Rio Branco, capital do Acre, por Elenira Mendes, filha do líder sindical e ambientalista Chico Mendes. Rio Branco é o 25º dos 51 pontos de passagem do Revezamento da Tocha Pan-americana pelo Brasil.
Família de sindicalista morto seis meses antes do assassinato de Chico Mendes continua clamando por justiça
Copiado do blog do Altino
O município de Brasiléia, a cerca de 70 km de Xapuri, foi palco, nesta quinta-feira (14), da segunda edição da chamada Assembléia Aberta (a primeira foi realizada em Sena Madureira, no dia 31 de maio passado), sessão itinerante da Assembléia Legislativa do Estado do Acre, que tem o objetivo de abrir discussão com todos os municípios acreanos sobre os problemas locais e debater propostas para o desenvolvimento econômico do estado.
Lula e a ministra Marta Suplicy lançam Plano Nacional de Turismo 2007-2010
Vereadores de Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil participaram do evento
Logo aos dois minutos, a alegria. No resto da partida, tensão e expectativa. Mas valeu a pena. Foi com muita emoção. A torcida tricolor está em festa. Depois de 23 anos, o Fluminense volta à Taça Libertadores da América. O Tricolor venceu nesta quarta-feira o Figueirense por 1 a 0 e sagrou-se campeão da Copa do Brasil de 2007. Roger, titular só porque Luiz Alberto acabou vetado pelo departamento médico, foi o grande herói do título. O Figueira, que levou o gol aos dois minutos de jogo, jogou a partida inteira no ataque, mas não conseguiu superar a defesa do Flu. Leia mais.
Com o tema "Mudanças Climáticas Globais – Soluções Locais" o Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco promovem a Semana do Meio Ambiente do Acre. As atividades começaram nesta segunda-feira na Bacia do Rio São Francisco. A abertura oficial da semana será nesta terça-feira na Praça Povos da Floresta, no Centro de Rio Branco, com a assinatura do termo de adesão das escolas estaduais à coleta seletiva de lixo, às 8h30.
Famosa pela trajetória do líder sindical Chico Mendes, cuja vida e morte o transformaram em símbolo da preservação do meio ambiente, a cidade de Xapuri, nos dias atuais, encontra-se longe de ser considerada exemplo de gestão ambiental e de preocupação com os problemas mais simples que afetam a comunidade como, por exemplo, a coleta de lixo urbano realizada de forma precária pela prefeitura do município.
Considerado amigo e aliado do presidente Lula, o ex-governador do Acre, o petista Jorge Viana, idealizador do conceito de florestania (cidadania na floresta), é hoje uma espécie de conselheiro pontual tanto do governo de seu estado, que ele começou a transformar em modelo de sustentabilidade amazônica, quanto do governo federal, onde ajuda a ministra e conterrânea Marina Silva, do Meio Ambiente, a consolidar a transversalidade ambiental em todos seus ministérios, empresas, autarquias e fundações.