Páginas

domingo, 8 de março de 2015

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

1-DSC09884

Pensei em uma mulher xapuriense através da qual pudesse homenagear todas as demais nesta data e escolhi dona Carmen Veloso, uma das nossas quituteiras mais tradicionais, falecida em março do ano passado.

Conhecidíssima pela sua cajuína, seus licores e biscoitos, dona Carmen fez parte de uma geração de mulheres fortes e guerreiras que muito contribuíram para a formação da sociedade local.

A doceira é dona de uma das frases mais impactantes proferidas em Xapuri nos últimos tempos. Foi em 2011, numa conversa com o jornalista Altino Machado, que dona Carmen tascou a célebre “Xapuri está uma merda”.

A discussão que se seguiu foi gigantesca e tirou dona Carmen do anonimato de sua modesta cozinha, localizada no centro antigo de Xapuri, para alçá-la à condição de celebridade da hora. Inesquecível.

Carmen Veloso, como outras e outros tantos dessa geração de heróis e heroínas, partiram sem conseguir ver, apesar dos esforços baseados no amor e na dedicação, o modelo de cidade com o qual muito sonharam.

Em nome dessa grande mulher xapuriense o blog homenageia todas as outras que fazem desse mundo e, especialmente, dessa nossa terra lugares suportáveis de se viver. Feliz Dia Internacional da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São bem-vindos os comentários inteligentes e as críticas construtivas, assim como as opiniões contrárias aos meus pontos de vista. Ofensas morais e idiotices afins serão mandadas à lixeira. Os anônimos estão banidos, medida que prejudica a maioria bem intencionada em virtude da minoria covarde e desprovida de caráter. A reprodução é livre com a exigência dos créditos aos autores e a menção da fonte.