Páginas

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Prevenção

Governo do Estado, Fábrica Natex e prefeitura promovem ações de prevenção no Seringal Cachoeira

Viviane Teixeira, Agência de Notícias do Acre

O processo de capacitação em prevenção das DST, Aids e Hepatites Virais para Extrativistas desenvolvido pelo Governo do Estado, Fábrica de Preservativos Masculinos Nátex e secretarias municipais de saúde foi ampliado. Inicialmente as atividades previam oficinas e palestras para as famílias que fornecem látex à fábrica, além da distribuição dos preservativos, fornecidos gratuitamente em toda a região norte do país, graças ao convênio com Governo Federal.

E a partir de agora as comunidades irão receber além das orientações, ações de Governo na área de saúde. Neste fim de semana, os moradores do Seringal Cachoeira e entorno irão receber os profissionais de saúde do Programa Saúde Itinerante, com atendimentos médicos em várias especialidades e atualização do calendário de vacinas. A expectativa é de que 1.500 pessoas sejam atendidas no sábado e no domingo.

Uma ação semelhante já foi realizada na comunidade Espalha em fevereiro deste ano. Na oportunidade mil pessoas foram consultadas e participaram das oficinas de orientação e prevenção relativas às doenças sexualmente transmissíveis. Até o final deste ano, quando as atividades do convênio serão encerradas, mais três comunidades da região de Brasileia, Xapuri, Assis Brasil e Epitaciolândia irão participar dos atendimentos e palestras.

“Em um primeiro momento, a capacitação foi direcionada aos enfermeiros. Depois aos agentes comunitários de saúde que lidam diretamente com as famílias extrativistas. E agora, graças às parcerias, estamos ampliando nossa atuação para todas as famílias que moram nas comunidades no entorno da fábrica, e também o volume de ações na área de saúde”, destacou gerente geral da fábrica, Dirley Bersch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São bem-vindos os comentários inteligentes e as críticas construtivas, assim como as opiniões contrárias aos meus pontos de vista. Ofensas morais e idiotices afins serão mandadas à lixeira. Os anônimos estão banidos, medida que prejudica a maioria bem intencionada em virtude da minoria covarde e desprovida de caráter. A reprodução é livre com a exigência dos créditos aos autores e a menção da fonte.