O projeto Capoeira Comunitária, que envolve atualmente cerca de 40 crianças ameaçadas pelo chamado “risco social”, é uma das ações mais importantes do Programa de Policiamento Comunitário, desenvolvido em Xapuri pela Polícia Militar e alguns parceiros no bairro do Laranjal, uma das regiões mais pobres e mais atingidas pelo tráfico de drogas no município.
Entre as atividades desenvolvidas pela PM em escolinhas, a capoeira é a que mais tem chamado a atenção de crianças e adolescentes do município. As outras são o futebol e o vôlei, que também têm boa aceitação dos jovens, mas a mistura de luta e dança trazida para o Brasil pelos negros africanos durante o período de colonização tem feito sucesso entre meninos e meninas de Xapuri.
O policial militar Serismar Vasco de Souza, coordenador do projeto, afirma que o sucesso da capoeira não acontece somente entre os praticantes do esporte. Os eventos chamados Roda de Capoeira, realizados em praças e quadras de esportes, atraem um público fiel e crescente por onde passam.
“A dança, as músicas, os movimentos, o uniforme, atraem a atenção não só dos que participam da roda, mas também daqueles que a apreciam, afinal, a capoeira, além de ser um esporte, é cultura e luta genuinamente brasileira”, diz ele.
O trabalho da Polícia Comunitária, implantado há algum tempo no município, visa promover uma aproximação do policial com a comunidade, cultivando uma relação de amizade, confiança e respeito. Dessa forma, acredita-se ser mais fácil identificar e combater de forma preventiva as causas geradoras da violência.
O projeto é patrocinado pela Fundação Elias Mansour, Comercial Duarte, loja Art Móveis, Grupo Senzala de Capoeira e Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal de Xapuri.
5 comentários:
Legal, a pm de xapuri juntamente com a Prefeitura estão e parabéns!
Queria dar os parabéns tambem ao grupo de capoeira Senzala que tambem ajuda nesse projeto.
...
Muito bom esse projeto. As crianças parecem estar entusiasmadas com os instrumentos e uniformes novos que receberam. Parabéns pela iniciativa!
Esse projeto é maravilhoso. Traz incentivo, auto-estima e valorização da criança Xapuriense, que logo mais será a responsável por uma parte de nossa sociedade.
Parabéns a todos os patrocinadores e em especial ao meu amigo Seris, por ser um profissional responsável, dedicado e íntegro.
Postar um comentário