Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sede do Ibama em Xapuri

DSC03225

Não, isto não é uma chácara. É a sede do antigo escritório do Ibama em Xapuri, localizado à rua João Antônio de Carvalho, que - em razão da presença da instituição no local - passou a ser chamada simplesmente de "Rua do Ibama". O órgão foi desativado no município há quase 20 anos, desde então o prédio está abandonado, assim como, de certa forma, a proteção ao meio ambiente no município.

Na época da desativação do escritório do Ibama, na década de 1990, Xapuri perdeu também as agências do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia. O fato foi motivo de revolta e indignação de autoridades locais e população que protestaram contra a saída das instituições e reclamaram o retorno do funcionamento dos órgãos no município por longo tempo.

Durante alguns anos, funcionários públicos foram obrigados a se deslocar mensalmente até o município de Epitaciolândia para receber seus vencimentos. As agências bancárias voltaram a funcionar em Xapuri alguns anos depois. O Banco da Amazônia retornou como posto de atendimento, sendo em seguida elevado à categoria de agência, e o Banco do Brasil retornou em 2005, já como agência bancária.

No ano passado, o superintendente do Ibama no Acre, Anselmo Forneck, anunciou que o núcleo do recém-criado ICMBio responsável por acompanhar as ações na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, seria instalado e inaugurado em Xapuri até o final do ano, ocupando a antiga estrutura já existente, que passaria por adequações para tal.

- Chico Mendes foi o grande idealizador da reserva Chico Mendes. A inauguração da sede reforça a lembrança dos 20 anos sem ele, disse, à época, o superintendente.

O tempo passou e nada do anunciado aconteceu. O velho prédio continua lá. Abandonado, depredado, em meio a um imenso matagal que, vez por outra, é desbastado, enfeiando a cidade e servindo de esconderijo para toda a sorte de insetos e malfeitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São bem-vindos os comentários inteligentes e as críticas construtivas, assim como as opiniões contrárias aos meus pontos de vista. Ofensas morais e idiotices afins serão mandadas à lixeira. Os anônimos estão banidos, medida que prejudica a maioria bem intencionada em virtude da minoria covarde e desprovida de caráter. A reprodução é livre com a exigência dos créditos aos autores e a menção da fonte.