Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Reforma agrária

Ritmo da desapropriação de terra aumentou

Em ano de campanha eleitoral no país, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acelerou o ritmo das desapropriações de terra para a reforma agrária. Em janeiro e fevereiro, a área total desapropriada foi de 107.000 hectares -- mais da metade do total desapropriado no ano passado, 207.000 hectares. Cerca de 8.000 famílias poderão ser beneficiadas pelo decreto do presidente. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, a tendência de aumento nas desapropriações deve ser mantida.

Em entrevista publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo, Cassel afirma que o salto neste começo de ano se deve ao atraso provocado em 2007 pela greve de servidores do Incra. O reforço na reforma agrária coincide, porém, com uma onda de críticas mais duras do MST contra o governo, além da proximidade da campanha eleitoral. Enquanto o governo beneficia os sem-terra, o MST segue promovendo invasões: depois de ocupar mais 14 propriedades em São Paulo no chamado "carnaval vermelho", o grupo promete mais seis invasões ainda nesta semana.

Veja Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São bem-vindos os comentários inteligentes e as críticas construtivas, assim como as opiniões contrárias aos meus pontos de vista. Ofensas morais e idiotices afins serão mandadas à lixeira. Os anônimos estão banidos, medida que prejudica a maioria bem intencionada em virtude da minoria covarde e desprovida de caráter. A reprodução é livre com a exigência dos créditos aos autores e a menção da fonte.