Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Risco de morte no açaí

O Jornal Hoje desta segunda-feira deu destaque para o surto de mal de Chagas que está ocorrendo no Pará. 36 pessoas já contraíram a doença neste ano e pelo menos uma morreu.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Pará, a doença não está sendo transmitida apenas pela picada do barbeiro (Trypanosoma cruzi), o inseto transmissor, mas principalmente por via oral, quando as pessoas ingerem o açaí. O inseto tem sido triturado com o fruto na hora de extrair a polpa.

O Ministério Público quer que empresários e comerciantes melhorem a qualidade do açaí e as condições de higiene durante a manipulação do fruto. Os batedores de açaí deverão mergulhar o fruto em água quente antes de extrair a polpa. Parte das industrias se comprometeu a pasteurizar o açaí para eliminar as bactérias e evitar doenças como o mal de Chagas.

Assista ao vídeo no Portal G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São bem-vindos os comentários inteligentes e as críticas construtivas, assim como as opiniões contrárias aos meus pontos de vista. Ofensas morais e idiotices afins serão mandadas à lixeira. Os anônimos estão banidos, medida que prejudica a maioria bem intencionada em virtude da minoria covarde e desprovida de caráter. A reprodução é livre com a exigência dos créditos aos autores e a menção da fonte.