tag:blogger.com,1999:blog-664597567308098405.post8883411681533744575..comments2023-08-11T08:36:50.432-05:00Comments on Xapuri Agora!: Por sorteio é menos excludenteRaimari Cardosohttp://www.blogger.com/profile/05799137860966731594noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-664597567308098405.post-49241797343818157812013-03-27T11:42:01.478-04:002013-03-27T11:42:01.478-04:00> Penso que está decisão é muito difícil de se ...> Penso que está decisão é muito difícil de se tomar. Mas ao longo da minha<br />> carreira como docente vivi muitas situações que levam a pensar que o<br />> sorteio não seria uma forma excludente. É apenas uma maneira errada de<br />> trabalhar educação e exigir qualidades e qualidades de seus professores num<br />> sistema de ensino travado que consiste em veicular promessas via<br />> propagandas. Veja só: qual é o aluno que vai participar do Projeto Ciências<br />> sem fronteiras? seria aquele aluno considerado analfabeto institucional que<br />> mal sabe assinar seu nome, ou aqueles melhores alunos que detém um certo<br />> nível de conhecimento geral e inclusive que possui noções de inglês ou até<br />> fala fluentemente? ou até mesmo será aquele aluno que consegui a façanha de<br />> escrever numa redação do ENEM palavras bobas como trousse, enchergar ... e<br />> conseguir média de 1000 pontos ou escrever uma receita de miojo e atingir a<br />> média de 500 pontos. Atualmente o MEC está ofertando cursos on line de<br />> inglês via notas do ENEM devido a dificuldade de enviar seus bolsistas para<br />> o exterior pela falta de conhecimento ou fluência em outra língua. Então<br />> será que um aluno com tantas dificuldades de aprendizagem teria alguma<br />> chance de embarcar nesse projeto? e isto não é uma forma de exclusão?<br />> Enfim são muitas as nossas dificuldades de julgar , mas ainda acredito numa<br />> antiga forma de aprender: que consistia em se chegar ao alvo por que havia<br />> aprendido algo.<br />> E nessa atual conjuntura quando analisamos a nova forma de aprender devemos<br />> apenas considerar "o que o aluno quis dizer" por que senão estamos<br />> descriminando ou excluindo o aluno . Então se considerarmos que o sorteio é<br />> uma forma justa de inserir o aluno ao conhecimento, justificando o pleno<br />> gozo de seus direitos previstos constitucionalmente, não há o que se<br />> discutir em termos de qualidade, pois através desse sistema virão alunos de<br />> todas as camadas sociais e que tiveram uma base escolar muito à quem<br />> daquilo que desejaríamos, e que certamente tropeçarão em dificuldades de<br />> aprendizado, onde não há mais tempo para se fazer correção. Mas ao mesmo<br />> tempo temos uma polêmica: então quem serão os alunos dos Institutos<br />> Federais? a escola pública é aberta a todos que dela necessita, mas<br />> qualidade de ensino não é fácil de se trabalhar nesta fase do educando,<br />> pois ele já deveria trazer uma certa bagagem de conhecimento necessário ao<br />> seu objetivo.<br />><br />> E isso torna-se o grande gargalo da educação: amplia-se as vagas mas<br />> esquecem de aperfeiçoar seus professores cobrando-lhes até a última gota de<br />> sangue... e vai coisas a fora. Diante de tantos percalços na educação,<br />> vale lembrar que o professor ao se deparar com aquele aluno do qual é<br />> responsável, trava um duelo consigo mesmo ao tentar encontrar uma solução<br />> prática e justa para alcançar exito de ambos os lados em nome da qualidade<br />> na educação que lhe fora imposta a qualquer custo. Então isso leva aos<br />> docentes a acreditarem que a seleção de alunos "X ou Y" seria uma solução<br />> viável para se trabalhar priorizando a qualidade do aprendizado.<br />> Então não acho que o sorteio público proposto no IFAC seja excludente, mas<br />> justo do ponto de vista que não há vagas paras todos e que não existe<br />> escolas publicas de ensino médio com seleção exclusiva e sim ofertas<br />> limitadas de vagas. Então neste caso, quando não se consegue "essa ou<br />> aquela escola" não podemos ser taxativos em dizer que sorteio é excludente.<br />> É apenas uma forma organizada de ter acesso a escola.<br />> Reflitam porque trabalhar com educação é tarefa árdua, cansativa e nem<br />> sempre justa aos nossos olhos.espanhol para o ifachttps://www.blogger.com/profile/17366554698250983456noreply@blogger.com