Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Diabetes

Conversei hoje, em meu programa de rádio, com o médico Atalibas Ximenes, natural do município de Tarauacá, atuando atualmente em Xapuri. Junto com ele estava a enfermeira Adjanete, sua conterrânea. O assunto foi o Dia Mundial do Diabetes, lembrado todos os anos em 14 de novembro em mais de 150 países.

Os profissionais alertam para o crescimento dos dois tipos de manifestação da doença (tipo 1 e tipo 2) no mundo. Só no Brasil são mais de 10 milhões de pessoas diabéticas. A falta de informação torna a vida dessas pessoas mais complicada. A disciplina quanto à medicação e a adoção de hábitos saudáveis torna a vida dos diabéticos totalmente normal, segundo Atalibas.

Especialistas chamam a atenção para o crescimento do distúrbio metabólico em crianças, principalmente na faixa de 10 a 15 anos. A omissão dos pais que deixam de orientar os jovens sobre a importância de manter hábitos saudáveis de vida podem comprometer seriamente o futuro dos filhos.

É hora de ter atenção com o problema e se informar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

São bem-vindos os comentários inteligentes e as críticas construtivas, assim como as opiniões contrárias aos meus pontos de vista. Ofensas morais e idiotices afins serão mandadas à lixeira. Os anônimos estão banidos, medida que prejudica a maioria bem intencionada em virtude da minoria covarde e desprovida de caráter. A reprodução é livre com a exigência dos créditos aos autores e a menção da fonte.